segunda-feira, 3 de maio de 2010

Teste de Induzido

Teste de Induzido

Ferramentas Necessárias :
- Fonte de alimentação 12 volts 5 ampers Rocket
- Induzido Teste
- Lampada 12 volts ou de menor voltagem

Aonde comprar : http://www.lojadeautorama.com.br/

Sabe aquele lance de você montar um motor, revisar tudo direitinho, buchas alinhadas, imãs carregados , carvão amaciado, molas com pressão correta, induzido centralizado enfim , tudo perfeito para liga-lo na fonte e escutar AQUELE barulhinho que você conhece ? Pois é, mas na hora de ligar a fonte vem a decepção... o motor que você montou com tanto carinho não esta funcionando.

Acho que todo mundo ja passou por esta situação e da uma tremenda raiva. Porra, o que eu fiz de errado ? É a primeira pergunta que nos vem a cabeça. De repente ... da aquele estalo e você resolve rodar o induzido com a mão... como mobilete pegando no tranco o motor começa a rodar e você abaixa a voltagem para testar e quando aumenta NADA do motor rodar... e da-lhe tranco com a mão para o bicho rodar de novo.

Enfim, é um problema comum que pode acontecer com todos nós. A queima de uma das fases do induzido ! O induzido esta aparentemente perfeito mas apenas aparentemente !

O induzido é como uma bobina e possui tres fases bem definidas. Vamos lá desmontar o motor para aprender como descobrir, isto é, testar se o bandido esta com uma fase queimada.

Pegue o induzido na mão, ja fora do motor... ligue sua fonte em uma tensão de uns 6 volts e siga o exemplo da foto, conectando a garra negativa da fonte no eixo do induzido e tocando a positiva em cada uma das fases do coletor. Ao tocar a fase do coletor obrigatoriamente tem que causar um curto e sair faisca... isto demostra que a energia esta passando e a fase esta perfeita. Se em alguma das fases não houver curto, é por que esta fase esta queimada. Pode jogar fora o induzido pois não compensa conserta-lo.

Nosso amigo Antônio de Bauru nos enviou a dica por email de conectar uma lampada no polo positivo da fonte e tocar a ponta do fio que sai do soquete nas fases do induzido. Se estiver ok, a luz acenderá. Fica aqui a dica.

Se você também tiver algum truque ou dica de autorama que deseja partilhar, basta nos escrever para sac@lojadeautorama.com.br e teremos enorme prazer em publica-la.
Boa sorte !

3 comentários:

  1. Parabéns pelo o blog, venho acompanhando já faz algum tempo.

    Gostaria de saber se poderias me mandar uma explicação de como lipar o motor, que produtos e ferramentas usar. Se possível por e-mail : gdisse@gmail.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ola Guilherme, vou publicar algo sobre isto. Obrigado pelo comentario. Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!

    Quanto ao teste, não dá para medir a resistência com um multimetro?

    ResponderExcluir